O SINSERPU-JF esteve reunido com representantes das associações dos Agentes de Transporte e Trânsito, Assistentes Administrativos, Guardas Municipais e Motoristas para discutir uma série de demandas em comum. Entre os assuntos em pauta, estavam:
– A proposta de oferta de cursos preparatórios em parceria com o Executivo Concursos.
– A falta de transparência do processo seletivo interno.
Discussões sobre o processo seletivo interno
Durante o encontro, foi questionada a forma como o processo seletivo interno está sendo conduzido pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) da UFJF. As entidades contestam:
– A exigência de média mínima de 50% em cada temática, argumentando que o processo seletivo interno é classificatório, não eliminatório.
– Sugerem que seja adotado o mesmo critério de concursos promovido pela FADEPE, em que só é eliminado quem zerar alguma disciplina/temática.
Para o SINSERPU-JF, a revisão desse critério poderia evitar judicializações e facilitar um acordo entre as partes.
Outros pontos abordados
– Necessidade de esclarecimentos sobre a prova prática (se será eliminatória e se o exame final ocorrerá no formato presencial).
– Definição sobre o prazo de validade do certame, com um cronograma transparente de convocações após homologação.
– Como o edital exige 75% de frequência em cursos, as entidades defendem que as atividades do processo seletivo sejam computadas como jornada laboral, evitando sobrecarga.
– Solicitam que o tempo de serviço e a escolaridade sejam verificados no ato da homologação, evitando prejuízos por eventuais atrasos administrativos.
Curso Preparatório externo em parceria com a Executivo Concursos
Entre os encaminhamentos:
– O presidente da Associação dos Assistentes Administrativos da PJF, Hélder Afonso, apresentou uma proposta de parceria com a Executivo Concursos para oferta de um curso preparatório aos servidores.
– A iniciativa foi unanimemente acolhida pelas demais associações presentes, que veem na medida uma forma de garantir igualdade de condições aos seus associados.
– O objetivo é que o curso otimize a preparação dos candidatos, alinhando conteúdo programático ao que será cobrado no processo seletivo.
Próximos passos
– O SINSERPU-JF e as entidades encaminharão o relatório de demandas à PJF, solicitando respostas claras e ajustes no edital.
– Trabalharão na formalização da parceria com a Executivo Concursos para viabilizar um curso preparatório por vias particulares.
Declaração final
“Queremos um processo justo e transparente, que valorize o servidor sem impor obstáculos excessivos”, afirmou Weber Wagner, vice-presidente do SINSERPU-JF. As associações reforçam que as medidas elencadas têm potencial de garantir uma melhor fruição do processo seletivo pelos servidores públicos municipais envolvidos no processo.
O diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias, foi diplomado no sábado (31 de janeiro), último [...]
A isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil é fruto de décadas de organização, [...]
Além de ser o mês da folia momesca, fevereiro traz uma celebração especial: o aniversário de [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!