Notícias


Raphael oab
03/07/2025

OAB-JF destaca presença de diretor do SINSERPU-JF em seminário estadual

A Comissão de Direito Sindical da OAB Juiz de Fora esteve representada no 1º Seminário “Os Desafios do Sindicalismo no Serviço Público”, promovido pela OAB/MG, pelo advogado Dr. Raphael Oliveira — que, além de membro da Comissão, atua como diretor jurídico do Sinserpu-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora).

Dr. Raphael transmitiu os cumprimentos da subseção juiz-forana e parabenizou a Comissão Estadual de Direito Sindical pela iniciativa de colocar em foco o direito sindical no serviço público, por meio da figura do Dr. Flávio Roesberg.

O seminário reuniu palestrantes de notório saber jurídico e sindical, que abordaram temas de grande relevância e atualidade, entre eles:

* Ações coletivas e seus efeitos individuais e coletivos;

* Combate ao assédio moral e sexual no serviço público, com ênfase no acolhimento sindical em PADs e procedimentos correcionais;

* Impactos das reformas administrativa e previdenciária em discussão;

* Direito de greve dos servidores e a urgente necessidade de regulamentação, com painel comparativo sobre o sistema italiano;

* Inclusão de direitos sociais e das mulheres nas negociações coletivas;

* Direitos dos servidores à luz das convenções internacionais, com apresentação de casos práticos de violações nos Poderes Executivo e Judiciário.

Reflexos para a advocacia local

A participação de seu representante reforça o compromisso da Comissão de Direito Sindical da OAB/JF com a atualização permanente e a defesa dos direitos coletivos e individuais dos servidores públicos. As ideias e boas práticas colhidas no seminário serão tema de futuros debates na subseção, com o objetivo de promover capacitações, elaborar pareceres e fortalecer a atuação da advocacia sindical na região.

Parabenizamos, mais uma vez, a Comissão Estadual pela excelência do evento e reiteramos nosso empenho em construir pontes entre a advocacia, os sindicatos e a sociedade civil, fortalecendo o diálogo social e a efetividade dos direitos trabalhistas e fundamentais no serviço público.

 

Texto e foto: site da OAB Minas Gerais – Subseção Juiz de Fora

 


Outras notícias

02/02/2026
Diretor do SINSERPU-JF é diplomado, no último dia do CRB/Curso de Realidade Brasileira

O diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias, foi diplomado no sábado (31 de janeiro), último [...]

02/02/2026
Direitos não surgem por acaso

A isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil é fruto de décadas de organização, [...]

01/02/2026
Fevereiro: Mês de festa em dobro no SINSERPU-JF!

Além de ser o mês da folia momesca, fevereiro traz uma celebração especial: o aniversário de [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!