Na primeira reunião do GT PAS-JF, sindicatos solicitam informações essenciais sobre o Plano
Na primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) criado para discutir e propor soluções para os desafios do PAS-JF (o Plano de Assistência à Saúde do Servidor Público de Juiz de Fora), na manhã desta terça-feira (17 de junho), os sindicalistas do colegiado solicitaram aos gestores informações essenciais sobre a atual realidade do Plano. Entre os dados requisitados ao Executivo estão: 1) Relatório atuarial dos últimos três anos, com custos, metas e análises; 2) Rubrica orçamentária do PAS-JF na LDO, LOA e PPA; 3) Dívidas pendentes e passivo (com explicação sobre o aumento de R$ 8 milhões para R$ 23 milhões); 4) Medidas administrativas e judiciais em relação ao caso da AMAC; 5) Prestação de contas, comparando valores pagos e análise atuarial, e 6) Número de vidas no Plano por faixa salarial, secretaria e sindicato. Os representantes da Prefeitura se comprometeram a apresentar essas informações até esta quarta-feira (18 de junho).
Na reunião, foi definido também um cronograma de reuniões, sempre às quintas-feiras. As duas próximas (nos dias 26 de junho e 3 de julho) serão restritas aos sindicatos e às secretarias de Governo e de Recursos Humanos, para organização dos grupos de trabalho, análise dos dados recebidos e discussão de propostas. Em seguida acontecem a apresentação de propostas ao Conselho do PAS-JF (no dia 10 de julho) e um diálogo com a Câmara Municipal, incluindo discussão sobre possível CPI (17 de julho). O relatório final com as propostas construídas está previsto para o dia 24 de julho.
Os representantes do SINSERPU-JF no GT, Weber Wagner e Saionara Apolinário, destacaram a importância da transparência nos dados e da construção coletiva de soluções para garantir a sustentabilidade do plano. “Precisamos entender os números e buscar alternativas que assegurem a qualidade da saúde do servidor”, afirmou ele, vice-presidente do Sindicato.
Além de Weber e Saionara representam sindicatos no GT: Maria Angelica Aguiar e Elias Bittar (SENGE), Edinaldo Ladeira e Suyane Lamim de Almeida (SINAGUA), Roberto Kalam e Luiz Antonio da Silva “Luide” (SINPRO). CESAMA, PGM, secretarias municipais da Fazenda, Recursos Humanos e Governo também integram o Grupo.
Os representantes sindicalistas do GT foram escolhidos durante a histórica assembleia de 10 de junho.