Notícias


Img 20250608 wa0002
08/06/2025

SINSERPU-JF na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A diretora administrativa do SINSERPU-JF Denise Medeiros já está na zona rural de Jaboticatubas/MG (região metropolitana de Belo Horizonte), onde chegou por volta das 21h30 deste domingo (8 de junho), para participar da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CESTT- MG). Ela foi eleita para representar Juiz de Fora no evento durante a etapa macrorregional da Conferência, realizada entre os dias 25 e 26 de abril – e participou também do certame municipal, no período de 9 a 12 de abril.

Denise Medeiros saiu de Juiz de Fora no início da tarde deste domingo (fotos 1 a 3) e fica em Jaboticatubas até quinta-feira (12 de junho).
Sob o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a Conferência começa efetivamente na manhã desta segunda-feira (9 de junho), com “Atividades autogestionadas”. Na parte da tarde tem a 1ª Mesa de debates, com discussão dos Eixos I e II: “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” e “As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. O Eixo III, “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social”, está programado para a noite, após a Palestra Magna de abertura, marcada para às 17h.

A terça-feira (10 de junho) será toda reservada para os grupos de trabalho. A Plenária Final acontece na quarta-feira (11 de junho) – manhã e início da tarde, seguida da apresentação do Relatório da Conferência e da da eleição da delegação mineira para a Etapa Nacional.

Sobre a expectativa em torno da Conferência, Denise Medeiros anotou:
“Participar como delegada da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é, para mim, motivo de grande honra, responsabilidade e esperança. Este é um espaço fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador, onde vozes diversas se encontram com um objetivo comum: a construção coletiva de propostas que assegurem condições de trabalho dignas, seguras e saudáveis.
Minhas expectativas são elevadas, pois acredito no poder transformador do diálogo democrático e da escuta ativa. Sei que estaremos diante de grandes desafios – muitos deles agravados pela precarização das relações de trabalho, pelo avanço da informalidade e pela invisibilidade de diversas categorias profissionais.
No entanto, também acredito que a união de trabalhadores, gestores, profissionais de saúde e movimentos sociais pode gerar avanços concretos, especialmente se nos mantivermos firmes nos princípios do SUS e na valorização da vida e da saúde como direitos inalienáveis.
Como delegada, pretendo contribuir com olhar atento às realidades locais, às experiências vividas por trabalhadores nos mais diversos setores e às propostas que vêm sendo construídas nos territórios.
Levo comigo o compromisso de representar com responsabilidade as vozes que me confiaram essa missão, e de lutar por políticas mais inclusivas, equitativas e eficazes na promoção da saúde do trabalhador.
Que esta conferência seja um espaço de escuta, construção e resistência. E que dela possamos sair ainda mais fortalecidos, enquanto sujeitos coletivos que sonham e lutam por um mundo do trabalho mais justo e saudável para todos e todas”.


Outras notícias

17/06/2025
Na primeira reunião do GT PAS-JF, sindicatos solicitam informações essenciais sobre o Plano

Na primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) criado para discutir e propor soluções para os [...]

17/06/2025
Dia do Funcionário Público Aposentado – honrando história que construiu o presente

  Hoje, 17 de junho, é um dia especial no calendário do serviço público: celebramos o Dia [...]

17/06/2025
SINSERPU-JF convoca população para audiência pública sobre a LDO na Câmara Municipal

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é apresentada como a ferramenta que define “onde e como [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!