O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado em 7 de junho, rememora um manifesto assinado por jornalistas em 1977, durante a ditadura militar, que exigia o fim da censura e a redemocratização do país. Hoje, a data é um marco na luta contra a censura, a violência contra profissionais da imprensa e a disseminação de notícias falsas – ameaças que comprometem a credibilidade do jornalismo.
A data ganha especial relevância, pois coincide com a divulgação, pelas redes sociais do SINSERPU-JF, de uma carta aberta do Sindicato dos Jornalistas de Juiz de Fora ao Grupo Solar de Comunicação, proprietário da Tribuna de Minas. No documento, jornalistas do veículo denunciam pressão do Poder Executivo após a publicação, em 19 de maio, de uma reportagem investigativa sobre empresas ligadas a secretários municipais. O caso expõe um preocupante padrão de perseguição que, antes direcionado a servidores públicos, agora ameaça a imprensa livre.
Censura Camuflada
A reportagem em questão, baseada em dados públicos, revelou relações empresariais de membros do governo. Dias depois, sob alegação de “incômodo” causado pela divulgação de informações verdadeiras, o jornal foi obrigado a publicar uma “explicação” em formato de matéria jornalística – distorcendo a compreensão dos fatos pelos leitores. “Nenhum fato foi desmentido, apenas ‘contextualizado’ sob pressão”, destacam os jornalistas na carta.
Para o SINSERPU-JF, o episódio revela um clima crescente de censura e intimidação à imprensa livre na cidade. Este padrão de perseguição e coerção, já é uma tática usual da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contra servidores municipais – denunciada repetidamente pelo Sindicato em casos de retaliações salariais, assédio moral institucionalizado e omissão do poder público –, migrou agora para o campo jornalístico, com pressões para “corrigir” reportagens consideradas incômodas.
O SINSERPU-JF repudia veementemente qualquer tentativa de cerceamento ao direito fundamental à informação. Em uma sociedade democrática, o jornalismo de qualidade é pilar indispensável. Por isso, a defesa intransigente da liberdade de imprensa deve ser uma luta permanente, que não se restringe ao dia 7 de junho
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) informa aos(as) servidores(as) e à [...]
Na primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) criado para discutir e propor soluções para os [...]
Hoje, 17 de junho, é um dia especial no calendário do serviço público: celebramos o Dia [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!