Notícias


Whatsapp image 2025 05 21 at 15.08.55 (1)
21/05/2025

Nenhum Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASB) em Minas Gerais poderá receber menos do que o salário mínimo

Aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a emenda orçamentária que assegura o pagamento do salário mínimo aos Auxiliares de Serviços Básicos (ASBs) da rede estadual de educação ainda aguarda a sanção do governador para se tornar lei. O SINSERPU-JF está na expectativa pela aprovação imediata da lei, que determina que nenhum ASB da rede estadual mineira receba menos que o salário mínimo vigente, independentemente da carga horária ou regime de contratação. Caso o valor recebido fique abaixo do mínimo, o Estado terá que complementar a diferença. Esse direito também será garantido a contratados temporários para a mesma função.

A conquista beneficiará diretamente todos os profissionais que cuidam da limpeza, da organização e do preparo das refeições nas escolas estaduais e representa uma vitória da luta sindical e partidária. A nova legislação foi fruto de uma intensa mobilização sindical e sinaliza um avanço crucial no combate à precarização desses trabalhadores essenciais, que há anos enfrentam remunerações aviltantes.

Os ASBs são os profissionais responsáveis pela limpeza, manutenção e apoio à merenda escolar. Mesmo exercendo funções fundamentais para o funcionamento das escolas, a categoria sempre ocupou uma posição historicamente desvalorizada. A garantia do salário mínimo para auxiliares de serviços gerais da educação chega como uma conquista justa, mas, para o SINSERPU-JF, ainda há muito para avançar. Mesmo após sancionada, a lei só terá efeito real com mobilização, denúncias e pressão constante contra quem ainda insiste em precarizar as condições de trabalho.

Direito não se pede. Exige-se.


Outras notícias

18/06/2026
SINSERPU-JF apoia nomeação da juíza Martha Halfeld ao cargo de desembargadora do TRT 3ª Região

O SINSERPU-JF enviou, nesta quinta-feira, 18 de junho, dois ofícios, um ao presidente Luiz Inácio Lula [...]

18/06/2026
“Aquecimento” dos trabalhadores da limpeza urbana de Juiz de Fora para o ato do dia 22 de junho, pela aprovação do PL dos Garis

O diretor Social, Raça e Gênero do SINSERPU-JF, Adenilson Reginaldo “Zé Neguinho” junto aos colegas do [...]

18/06/2026
Atenção servidor sindicalizado: Conquiste seus direitos relativos à progressão na carreira em atraso

Os servidores sindicalizados, integrantes das carreiras TNS/Técnico de Nível Superior, que conseguiram suas progressões automáticas por [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!