Notícias


Img 20250513 191257 159~4
13/05/2025

Nota de pesar

  1. ” Morre um homem,  mas sua luta segue viva

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de José Alberto Mujica Cordano, conhecido mundialmente como Pepe Mujica, ocorrida hoje, uma semana antes dele completar 90 anos. Ex-presidente do Uruguai, guerrilheiro histórico e ícone da esquerda latino-americana, Mujica dedicou sua vida à construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável, valores que ecoam na luta permanente de nossa categoria.
Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, Mujica foi um símbolo de resistência. Sobreviveu a 14 anos de prisão durante a ditadura uruguaia (1973–1985), período em que manteve inquebrantável sua defesa pela liberdade e dignidade humana. Como presidente (2010–2015), liderou políticas transformadoras, como a descriminalização da maconha, a expansão de direitos sociais e a redistribuição de renda, tornando-se referência global na luta contra a desigualdade.

Um homem fora do comum

Mujica rejeitou os privilégios do poder: viveu em uma modesta chácara, doou 90% de seu salário para projetos sociais e criticou incansavelmente o consumismo, afirmando: “Pobre não é quem tem pouco, mas quem precisa infinitamente mais”. Sua coerência inspirou gerações, inclusive em seu emblemático discurso na ONU (2013), onde defendeu que “o desenvolvimento não pode ser inimigo da felicidade”.

Seu legado permanece

O SINSERPU-JF segue o legado deixado por Mujica, marcado pela esperança de um mundo possível – sem fome, opressão ou destruição ambiental; por uma visão crítica ao capitalismo predatório – “a vida não é acumular, é brilhar” e pela defesa radical da liberdade e da natureza – “ou salvamos a Terra ou seremos a vergonha da história”.
Nossa entidade reafirma, em solidariedade ao povo uruguaio e aos trabalhadores do mundo, que a luta de Mujica não morre. Como ele ensinou: “Não deixamos monumentos, mas sementes”. Que seu exemplo continue a germinar em nossas ações por justiça social, direitos coletivos e um futuro digno para todos.

  • “Até a vitória, sempre!”

Outras notícias

04/12/2025
SINSERPU-JF celebra conquista histórica: CCJ aprova regulamentação da profissão de trabalhador da limpeza urbana

Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]

03/12/2025
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros

Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]

03/12/2025
Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF faz a última reunião do ano

O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!