SINSERPU-JF oficializa questionamentos ao PRONTO
Durante reunião com o gerente da Atenção Primária da secretaria municipal de Saúde, Robert Neylor, nesta terça-feira (8 de abril), o SINSERPU-JF oficializou os questionamentos ao Pronto/Prontuário Online Fácil, elaborados após o Sindicato receber reclamações dos servidores quanto à funcionalidade na implantação do novo sistema tecnológico, a ser lançado pela Prefeitura nesta sexta-feira (11 de abril). “Nosso papel, enquanto Sindicato, é participar de processos que vão trazer impactos na relação do trabalhador com a execução do seu trabalho – relação esta que deve ser lúcida, transparente e organizada”, argumentou a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros.
O SINSERPU-JF, em síntese, solicitou: 1) transparência sobre os termos do contrato com a Vivver Sistemas; 2) garantia da preservação e migração de dados clínicos; 3) garantia de ausência de sobrecarga de trabalho; 4) apresentação pública do novo sistema, e 5) reavaliação da contratação de um sistema privado.
Em resposta ao SINSERPU-JF, o representante da Administração Municipal afirmou que houve “treinamentos nas unidades, um plantão tira-dúvidas na faculdade Universo, atendimento 24hs por telefone e WhatsApp, apostilas e vídeo explicativo do sistema”. Robert Neylor prometeu formalizar, ainda nesta quarta-feira (9 de abril), um convite para que o Sindicato acompanhe o treinamento e as explicações de como o sistema funciona na prática.
“Há ainda uma dúvida muito grande e uma preocupação gigante em relação à funcionalidade do sistema, visto que temos relatos que a implantação em outras cidades não deu certo. Tememos por uma possível duplicidade no serviço, de ter que executar a mesma tarefa duas vezes, sem contar nossas preocupações com os gastos, a transparência de todo o processo e o prazo curto para implantação. De qualquer forma, o SINSERPU-JF vai acompanhar de perto essa implantação, para que os servidores e usuários não sejam prejudicados”, registrou o diretor de Saúde do SINSERPU-JF, Anderson Luís Gonçalves “Andinho” (foto).
Além dele e de Deise Medeiros, participaram da reunião o diretor de Base do SINSERPU-JF, Luciano Ferreira da Cruz, e a presidente do SINDACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias), Rita das Dores Duque – que salientaram a importância da “transparência no assunto e do diálogo no tema entre sindicatos, gestores e o Conselho Municipal de Saúde”.