Lançamento do Atlas Cultural da Comunidade Quilombo Colônia do Paiol – Memória e ancestralidade negra em territórios de redes
No dia 15 de junho, o COMPIR (Conselho Municipal Para a Promoção da Igualdade Racial) de Juiz de Fora, nas pessoas das conselheiras Marilda Simeão e Jerusa Paulino, teve a honra de participar deste grandioso evento, organizado na cidade de Bias Fortes (MG), no Ecomusel.
O objetivo do encontro era apresentar a todos e todas o Atlas da comunidade, que foi contemplado pelo edital Quilombagens, programa cultural Murilo Mendes, realizado pela FUNALFA.
O evento contou com a presença de várias autoridades e a comunidade trouxe a sua arte e apresentou a sua cultura, como forma de resistência e respeito à luta ancestral. O prefeito de Bias Fortes, Fabrício José da Fonseca Almeida, ressaltou a importância do evento e agradeceu a Deus pelo feito. A secretaria de Educação nos trouxe a contribuição do Atlas da comunidade, para a educação local, dentro da lei 10639/03. Estiveram presentes também o COMPIR da cidade de Barbacena, o diretor da escola municipal de Bias Fortes, professores e professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora, que se debruçaram por anos na construção deste documento junto à comunidade, e o NUPRE (Núcleo Permanente para a Relações Étnico-Raciais), da secretaria de Educação de JF.
A diretora do Centro Social, em sua fala, embargada de emoção, lembrou do saudoso professor da UFJF, Leonardo Carneiro – quem fez esta provocação e que despertou na comunidade a necessidade de referenciar aos que vieram antes e resistiram, para a existência do hoje.
Foram momentos ricos em reflexão, sobre os quilombos e sua importância da união para o fortalecimento e permanência da raça negra, em todos e qualquer espaço.
Tudo isto só foi possível, presenciarmos e nos fortalecermos historicamente, graças à sensibilidade do presidente do COMPIR de Juiz de Fora, que se dispôs a pedir ajuda ao SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Municipais), na pessoa da presidente Deise Medeiros, que generosamente entendeu e nos forneceu não só o transporte, mas também o motorista, Alexandre Pereira, que é servidor do DEMLURB e diretor de Base do SINSERPU-JF, que nos transportou até o Quilombo.
Agradecemos imensamente a caminhada na luta antirracista.
Texto: Marilda Simeão (do MNU – Movimento Negro Unificado)
Fotos: MNU
Obs.: O SINSERPU-JF integra o COMPIR através do diretor Social, Raça e Gênero Adenilson Reginaldo “Zé Neguinho” e da diretora de Base Bernadete de Paula.