Notícias


Rodrigo Semana
10/06/2024

No mês do Orgulho LBGTQIA+, SINSERPU-JF defende ações concretas para a inserção no mercado de trabalho

Junho é o mês do Orgulho LBGTQIA+, período em que, no Brasil e em várias partes do mundo, diversos movimentos e passeatas marcam e celebram as relações e as reivindicações por direitos e cidadania por parte da comunidade LGBTQIA+. Para o SINSERPU-JF, as atividades, paradas e eventos culturais, são bastante importantes, mas é necessário avançar na defesa de ações concretas para a inserção da comunidade LBGTQIA+ no mercado de trabalho. “Participei recentemente de um evento, o  5º Encontro Nacional LGBTQIA+ da CUT, onde foi muito citada a situação dramática das pessoas transexuais e travestis, para quem o mercado de trabalho só reserva a prostituição. Então, neste mês de maior visibilidade LBGTQIA+, temos que apresentar propostas concretas de inserção no mercado de trabalho”, argumenta o diretor de Relações do Trabalho do SINSERPU-JF, Rodrigo do Valle Batista (foto, no evento citado). “Mecanismos para que as pessoas sejam empreendedoras, tenham acesso aos programas de governo de apoio ao empreendedorismo e, acima de tudo, a proposta de criar cotas para os transexuais e travestis nos concursos para os empregos públicos em todas as áreas – com possibilidade de expandir essa medida para as empresas privadas”, exemplifica. “Isso dará uma maior qualidade de vida e com certeza vai aumentar o orgulho das pessoas”, finaliza o diretor do Sindicato.

Junho foi escolhido como o mês do orgulho gay porque nesta data, mais precisamente na noite/madrugada de 28 para 29 de junho de 1969, um grupo de homossexuais frequentadores de um famoso bar em Nova Iorque, cansado da discriminação, se recusou a ser revistado pela polícia, iniciando um confronto que durou cerca de quatro horas – o que gerou protestos paralelos e apoios importantes em várias partes do mundo.

Em Juiz de Fora, para celebrar o Dia, comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo, será realizada entre os dias 26 e 30 de junho várias atividades gratuitas, na “Primeira Semana do Orgulho LBTTQIAPN+”, com palestras, rodas de conversa, palestra, exibição de filmes e festas – na Praça Antônio Carlos, centro da cidade.


Outras notícias

12/06/2024
Nota de esclarecimento sobre o ticket alimentação

O Ticket Alimentação é de responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora, que promove a licitação [...]

12/06/2024
Enquete: qual atividade esportiva a ser promovida pelo SINSERPU-JF você prefere?

Entre os planos da nova gestão do SINSERPU-JF está a promoção de atividades e eventos esportivos, [...]

12/06/2024
Nota de pesar

Com extremo pesar o SINSERPU-JF comunica o falecimento do funcionário do DEMLURB Carlos Roberto, conhecido como [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!