Notícias


Retrospectiva maio 2021 1
16/12/2021

Breve Retrospectiva de 2021 V, Maio – No mês do trabalhador, reivindicações e reposição salarial de 4,51%

No mês do trabalhador, diretores do SINSERPU-JF discutiram, em reunião com a Prefeita Margarida Salomão/PT (foto 2), no dia 4, a jornada de trabalho dos servidores dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), uma demanda antiga da categoria. Na Secretaria de Obras, a reunião (foto 3), no dia 5, foi para deixar claro que o Sindicato faz questão da manutenção de uma conquista exercida há anos: a prerrogativa dos servidores de folgar no dia do pagamento.

Ainda em tempos de reuniões virtuais, por conta da pandemia do novo coronavírus, dois encontros importantes: no dia 5, com os secretários municipais de Recursos Humanos e da Fazenda, os diretores do SINSERPU-JF cobraram a data do IPCA e o ticket-alimentação (possível aumento de valor e extensão do benefício); e no dia 10, o tema da discussão, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi formas de enfrentamento à proposta de Reforma Administrativa do Governo Federal – Esse “Basta” à PEC 32/2020 ganhou caráter regional e os diretores do SINSERPU-JF participaram de eventos sobre o tema em Araxá (no dia 12 , foto 4) e na Câmara Municipal de Juiz de Fora (dia 25)

No final do mês, 98,1% dos servidores que votaram, em Assembleia virtual, disseram sim à proposta de reposição salarial feita pela prefeitura:  índice de 4,51% (relativo ao IPCA – índice de Preço ao Consumidor Amplo – do período) mais a retroatividade.

Outra grande vitória do SINSERPU-JF foi a garantia do ticket alimentação para os atingidos pela Covid-19. A medida era uma reivindicação antiga do Sindicato, que desde o ano passado vinha argumentando sobre a necessidade de cumprimento do protocolo da própria secretaria Municipal de Saúde – E a Prefeitura, incoerentemente, vinha cortando o ticket de quem se ausentava do serviço por suspeita ou contaminação do vírus.

     No dia 18, o SINSERPU-JF oficializou (foto 1) uma reivindicação justa e antiga dos servidores: a inclusão no calendário de vacinação contra a Covid-19 dos funcionários do DEMLURB, da Secretaria de Obras, da EMPAV e dos motoristas – ou seja, aqueles que atuam na linha de frente da prestação de serviços públicos essenciais.

Em maio começou a ação coletiva, movida pelo SINSERPU-JF, para contestar e revisar os valores depositados no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Um contrato nesse sentido foi assinado, no dia 21, entre o Sindicato e a firma Kaheler & Pereira Advogados Associados (foto 5).

Retrospectiva maio 2021 2 Retrospectiva maio 2021 3

Retrospectiva maio 2021 4 Retrospectiva maio 2021 5


Outras notícias

14/01/2022
Aprovada incorporação na aposentadoria de servidores do tempo exercido em cargo comissionado

Com o apoio do SINSERPU-JF, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sessão da [...]

13/01/2022
SINSERPU-JF participa em Ato em defesa do Hospital João Penido

Diretores do SINSERPU-JF participaram, na manhã desta quinta-feira (13 de janeiro), de um ato em defesa [...]

13/01/2022
Associação da Guarda Municipal e SINSERPU-JF comemoram regulamentação da jornada de trabalho da categoria

O Poder Executivo publicou, nesta quarta-feira (12 de janeiro), no Atos do Governo, a Portaria que [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!