Notícias


28/08/2020

Deu na Mídia – Prefeitura de Juiz de Fora suspende prazo validade de concursos

(Fonte: Jornal Tribuna de Minas, Juiz de Fora/MG, edição de 26 de agosto/2020)
 
O prefeito de Juiz de Fora Antônio Almas (PSDB) sancionou o projeto de lei que suspende prazos de validade de concursos enquanto durar o estado de calamidade pública em Juiz de Fora, reconhecido por decreto municipal em 7 de abril de 2020 em razão da pandemia. A sanção foi oficializada com publicação no Diário Oficial do município nesta terça-feira (25), dando fim à tramitação do texto, que ocorre desde maio e havia sido aprovado pela Câmara Municipal no último dia 28. Entram no texto da lei “os concursos públicos para nomeação de cargos públicos efetivos e estáveis”.
 
O projeto é de autoria do vereador Júlio Obama Jr. (Podemos) e tem como motivação as dificuldades financeiras dos entes públicos potencializadas pela pandemia de coronavírus, o que dificulta, atualmente, a nomeação de aprovados em concursos. “Há o risco de o prazo de validade se expirar e essas pessoas não poderem mais ser nomeadas ou contratadas em razão disso, sem que tenham dado causa ao problema”, justifica Júlio Obama, na proposição.
 
Com a sanção do chefe do Executivo, os prazos dos concursos municipais já realizados, com vigor de dois anos prorrogáveis por mais dois, ficam suspensos enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo município. A lei, no entanto, não impede a nomeação de funcionários “visando a suprir as necessidades de reposição de pessoal permanente motivados por vacância nem para contratações temporárias por excepcional interesse público”.

Outras notícias

02/02/2026
Diretor do SINSERPU-JF é diplomado, no último dia do CRB/Curso de Realidade Brasileira

O diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias, foi diplomado no sábado (31 de janeiro), último [...]

31/01/2026
SINSERPU-JF concede mais um selo “Jabuti de Qualidade” – desta vez à EMPAV

Depois de inaugurar a série de concessões do selo “Jabuti de Qualidade”, com a Administração Municipal [...]

30/01/2026
Nota de pesar

O SINSERPU-JF comunica, e lamenta profundamente, o falecimento de Cláudio de Souza, sogro do diretor de [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!