Reunião da CONFETAM debate temas centrais para as lutas dos servidores municipais em 2O25 – SINSERPU-JF presente
Durante a reunião da Direção Nacional Ampliada com as Federações, realizada nesta segunda (16 de dezembro), em Natal (RN), a Confetam debateu temas centrais para a luta dos municipais em 2025. O SINSERPU-JF está presente, com a presidenta Deise Medeiros e o vice-presidente Weber Wagner.
Entre as principais pautas discutidas, destacaram-se a mobilização contra a escala 6×1 e a PEC 66, a defesa do Regime Jurídico Único (RJU) e o fortalecimento das ações para barrar propostas que aprofundam a precarização do trabalho. Também houve preocupações com o impacto do arcabouço fiscal, as ameaças aos pisos constitucionais da saúde, educação e assistência social, além da proposta de limitar o crescimento do salário mínimo, o que afetaria diretamente políticas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A reunião reforçou a necessidade de mobilização ativa para aprovar os eixos da Campanha Salarial 2025, como a defesa do SUS e do SUAS, a valorização salarial com reposição inflacionária, e a regulamentação da Convenção 151 da OIT. A pauta também abordou o enfrentamento à extrema direita, a punição dos responsáveis pelas tentativas de golpe envolvendo o alto comando do Exército Brasileiro e os efeitos da autonomia do Banco Central, que mantém a maior taxa de juros do mundo, prejudicando a economia e sabotando as políticas do governo atual.