Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, na noite desta terça-feira (30 de abril), no Sindicato dos Bancários, os servidores decidiram, por unanimidade, em todas as votações, filiar o SINSERPU-JF a três novas entidades: CUT (Central Única dos Trabalhadores), CONFETAM (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) e FETAM/MG (Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado de Minas Gerais) – em substituição a, respectivamente, CSB, CSPB e FESERP-MG. As trocas foram efetivadas com bastante tranquilidade e finalizadas com o tradicional grito de guerra dos cutistas.
“Quando começamos nossa luta, em direção à vitória nas eleições do SINSERPU-JF, tínhamos em mente ‘resistir, reconstruir, renascer e resignificar’ não só o sindicato dos servidores mas também o próprio movimento sindical. Desvinculamos de entidades que não nos representavam e agora estamos na maior central da América Latina e a quinta maior do mundo”, afirmou a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros.
Saudaram as novas filiações do SINSERPU-JF os diretores da CUT Regional Reginaldo Freitas Souza (presidente, do Sindicato dos Correios), Taiomara Neto de Paula e Robson Marques (ambos do Sindicato dos Bancários), além do militante histórico e ex-presidente da CUT Péricles de Lima e do advogado Expedito Fonseca, que explicou o processo e a legalidade das filiações.
Definida como “uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora”, a CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) – Naquele dia, mais de cinco mil homens e mulheres, vindos de todas as regiões do país, lotaram o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz para fazer História.
A CONFETAM, intrinsicamente ligada à CUT, foi criada em 2000, reúne 17 federações e é hoje a representação máxima dos servidores municipais em nível nacional. Ao todo, são aproximadamente 1,4 milhões de trabalhadores reunidos em 842 sindicatos filiados, na luta pelo trabalho decente e pelo Serviço Público de qualidade.
A FETAM-MG, por sua vez, além de representar os servidores municipais em nível regional e de colecionar lutas e conquistas históricas, oferece aos seus afiliados convênios com diversas empresas regionais e dispõe de diversas soluções e serviços para atendimento do servidor e sua família.
LUTA PELA RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 190, que trata do “assédio no mundo do trabalho” é destacada como [...]
A quarta edição do Jogo Solidário, um evento que surgiu por iniciativa de integrantes [...]
O Fórum Nacional da Enfermagem está mobilizado pela rápida aprovação da PEC 19/2024, que [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!