Notícias


Circuito 1964 1
15/04/2024

SINSERPU-JF apoia série de eventos sobre “Memória e Resistência” dos 60 anos da Ditadura Militar

Lembrar sempre para que nunca mais aconteça. Sob esse prisma, um imperativo histórico, associações e entidades juiz-foranas resolveram promover uma série de atividades em função dos 60 anos do golpe militar, sob a denominação Circuito 1964: Memória, História, Cultura e Resistência. Reparação Já! “O Circuito, é bom lembrar, acontece há dez anos, desde 2014 portanto, quando o Golpe completou 50 anos e Juiz de Fora protagonizou o maior evento da época. Este ano temos vários parceiros, inclusive sindicais, no apoio a um mês inteiro de atividades. O objetivo é recuperar nossas memórias de resistência ao regime militar que se instalou no país e promover uma reflexão sobre esse período histórico, exigindo reparação já, pelas perdas e danos causados”, afirma Luiz Carlos Torres Martins Júnior, o “Kaizim”, eleito recentemente conselheiro fiscal da nova diretoria do SINSERPU-JF e à frente da organização das atividades. Para os organizadores do Circuito é preciso “passar a história, a memória e a resistência a limpo”, pois os trabalhadores e trabalhadoras foram as principais vítimas do golpe e da Ditadura, e empresas, empresários, agentes do Estado foram responsáveis por esse processo, e, “mais do que nunca, até para evitar as formas de repetição que se mantém presentes na nossa sociedade atual, é necessário revisitar nossas histórias, memórias e formas diversas de resistência e solidariedade. E também é o momento de iniciarmos as lutas por reparação”.

Outro fator importante que diz respeito a Juiz de Fora é, nas palavras dos organizadores do Circuito, o ato simbólico de “exorcismo” do estigma de ter sido da cidade que partiram as tropas responsáveis pelo golpe.

Os eventos são múltiplos – incluem palestras, exposições, shows e exibição de filmes – começaram no dia primeiro e vão até 30 de abril. Na semana, destaque para a Exposição “Cacos de uma Memória Oculta” (foto 2) e a exibição dos filmes “Resplendor” (foto 3) e “O Grande Irmão” (foto 4).

Acompanhe a programação do Circuito e veja as fotos dos eventos nos endereços abaixo:

https://www.facebook.com/circuito1964?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/circuito1964?igsh=cWZ6YjJneXc5a2x1

Circuito 1964 1

Circuito 1964 2 Circuito 1964 3 Circuito 1964 4


Outras notícias

17/05/2024
Dia Internacional Contra a Homofobia

  Hoje, 17 de maio, o SINSERPU-JF une-se às celebrações do Dia Internacional Contra a Homofobia, um [...]

15/05/2024
Mensalidades do Clube Campestre Nansen Araújo do SESI Juiz de Fora serão reajustadas: Confira os Novos Valores

A partir da folha de junho, as mensalidades do Clube Campestre Nansen Araújo do SESI Juiz [...]

14/05/2024
Dirigentes do SINSERPU-JF participam de Curso de Formação Sindical

A diretoria executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) participou ontem, [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!