Notícias


Riani 1
05/04/2024

Adeus à lenda

Ao mesmo tempo em que lamenta sua morte o SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) saúda e enaltece a História de vida de Clodesmidt Riani, o homem que de “simples” representante da categoria dos eletricitários de Juiz de Fora virou uma lenda e uma referência na luta da classe trabalhadora brasileira.

Mineiro de Rio Casca, radicado em Juiz de Fora desde os sete anos de idade, presidente do poderoso Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), ele foi preso, torturado e deportado para o presídio de Ilha Grande por ocasião do golpe militar de 1964. Nunca esmoreceu. Com o fim do regime ditatorial recuperou seus direitos políticos e se elegeu novamente deputado estadual em Minas Gerais.

Riani jamais perdeu sua indignação e verve contra qualquer tipo de exploração do trabalhador e nem sua capacidade de análise dos momentos históricos da política brasileira. Ele morreu nesta quinta-feira (4 de abril), aos 103 anos, em um período em que sua resistência ao golpe militar foi bastante lembrada pela mídia nacional, em função do aniversário de 60 anos do infame 31 de março de1964.

Clodesmidt Riani está sendo velado na capela 4 do Cemitério Parque da Saudade – local do sepultamento, marcado para as 16h30 desta sexta-feira (5 de abril).


Outras notícias

12/06/2024
Nota de esclarecimento sobre o ticket alimentação

O Ticket Alimentação é de responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora, que promove a licitação [...]

12/06/2024
Enquete: qual atividade esportiva a ser promovida pelo SINSERPU-JF você prefere?

Entre os planos da nova gestão do SINSERPU-JF está a promoção de atividades e eventos esportivos, [...]

12/06/2024
Nota de pesar

Com extremo pesar o SINSERPU-JF comunica o falecimento do funcionário do DEMLURB Carlos Roberto, conhecido como [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!