Notícias


Img 20230415 Wa0004
16/05/2023

16 de maio: SINSERPU-JF salienta que o Dia do Gari marca a necessidade de enaltecer a profissão

 

 

 

dia do gari sinserpu-jf

O Dia do Gari é comemorado no Brasil, anualmente, em 16 de maio. Em Juiz de Fora, o SINSERPU-JF se compromete a valorizar todos os profissionais que trabalham diariamente no cuidado e limpeza da nossa cidade. Uma categoria imprescindível para um bom convívio social. Lembrando que a manutenção de uma cidade limpa e organizada é responsabilidade de todos. 

 

Para o vice-presidente do SINSERPU-JF Cosme Nogueira, a comemoração no dia do Gari sempre traz a lembrança de um profissional que faz a diferença na vida de todos nós. Uma categoria discriminada, que, mesmo diante das adversidades, não perde a alegria no cumprimento de suas funções. “Que o dia do Gari possa, de fato, evidenciar a importância desses homens e mulheres que clamam por reconhecimento e respeito.”, completou Cosme.

 

A data visa homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

 

Em terras brasileiras, os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem. 

 

Do ponto de vista cultural, o ofício de coletor de lixo é descredibilizado no Brasil. Frequentemente pessoas reconhecem os garis como profissionais que exercem uma atividade de pouco prestígio ou importância. 

 

Contudo, para além do pensamento preconceituoso, campanhas de conscientização ambiental e o crescimento dos problemas gerados pelos “lixões”, evidenciam que a ação dos garis é de grande importância para que realizemos a separação e reciclagem dos rejeitos que nós produzimos. E esse é apenas um dos benefícios do trabalho do gari.

 

Também podemos viver numa cidade mais organizada, limpa e bonita, graças ao trabalho dos coletores de lixo. Mas é muito importante que cada indivíduo faça a sua parte e não jogue lixo nas ruas, praças e praias, por exemplo. 

 

Lembre-se: cuidado, limpeza e organização de espaços públicos é responsabilidade de todos.

 

De onde vem o termo “gari”?

 

Uma das primeiras ações organizadas para o serviço de recolhimento do lixo urbano apareceu no Brasil quando o governo imperial contratou o francês Pedro Aleixo Gary, em 1876, para transportar o lixo produzido no Rio de Janeiro para a ilha de Sapucaia. 

 

Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.

 

O sobrenome daquele contratado acabou sendo o termo utilizado para a designação feita a todos os funcionários que realizam a coleta de lixo nas cidades.


Outras notícias

18/04/2024
Posse da nova diretoria do SINSERPU-JF  

A nova diretoria do SINSERPU-JF, eleita no início do mês, foi empossada oficialmente, com as assinaturas [...]

17/04/2024
Diretores do SINSERPU-JF tomam posse no Conselho Municipal de Saúde

Os diretores do SINSERPU-JF Anderson Luiz Gonçalves “Andinho” (titular) e Luciano Ferreira da Cruz (suplente) tomaram [...]

16/04/2024
SINSERPU-JF discute com motoristas desvios de função na PJF

Diretores do SINSERPU-JF se reuniram, na manhã desta terça-feira (16 de abril), com representantes da AMMEP-JF [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!