Notícias


Logo Sinserpu Jf Copia
12/08/2022

Nota do SINSERPU-JF – Denúncia de sobrecarga de trabalho no DEMLURB

A Direção do SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) torna público a denúncia de sobrecarga de trabalho no DEMLURB (Departamento de Limpeza Urbana de Juiz de Fora)

Servidores procuraram o Sindicato para denunciar que estão sendo forçados a fazer dupla jornada – isso vem ocorrendo com os motoristas que, em sua maioria, são contratados, não tem a estabilidade e, portanto, a relação de trabalho com o Departamento é frágil. Estes servidores, temendo represálias, inclusive demissão, se sentem coagidos para executar as suas tarefas em jornadas excessivas, embora isso coloque em risco suas vidas e a da população. O relato desses profissionais é dramático: eles iniciam a jornada às 7h, no setor de capina (Caminhão Poli), e às 17h, quando se espera o encerramento da carga horária, eles são escalados para a coleta noturna, terminando as suas jornadas às 23 horas – e dependendo do dia e das questões climáticas o horário pode ser prolongado até a madrugada do dia seguinte.

A Direção do SINSERPU-JF condena totalmente esse absurdo cometido pelo Departamento Operacional do DEMLURB e exige o encerramento dessa prática criminosa contra os trabalhadores. O Sindicato, através do presidente Francisco Carlos da Silva, já protocolou ofícios à Administração Municipal e à direção da DEMLURB, dando ciência dessa triste situação e ao mesmo tempo exigindo uma apuração rigorosa dos fatos. E adverte: caso essa situação perdure, ocorrerá uma paralisação das atividades.

O SINSERPU-JF cobra a convocação de profissionais que estão aguardando serem chamados através do último processo seletivo, mas ressalta que, conforme mediação do Ministério Público, o concurso público para o DEMLURB seja realizado no prazo previsto.

Essa triste situação reforça os argumentos que o Sindicato vem usando contra contratos temporários em órgãos públicos, que só proporcionam a precarização dos serviços e a exploração dos trabalhadores.

O SINSERPU-JF orienta aos servidores convocados a cumprir uma dupla jornada que recusem e procurem imediatamente o Sindicato, que, a propósito, vai protocolar mais esta denúncia no Ministério Público do Trabalho.

SINSERPU-JF – Coragem para lutar, Coragem para vencer!


Outras notícias

12/06/2024
Nota de esclarecimento sobre o ticket alimentação

O Ticket Alimentação é de responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora, que promove a licitação [...]

12/06/2024
Enquete: qual atividade esportiva a ser promovida pelo SINSERPU-JF você prefere?

Entre os planos da nova gestão do SINSERPU-JF está a promoção de atividades e eventos esportivos, [...]

12/06/2024
Nota de pesar

Com extremo pesar o SINSERPU-JF comunica o falecimento do funcionário do DEMLURB Carlos Roberto, conhecido como [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!