No Mês da Mulher, o SINSERPU-JF vai dar, neste espaço, voz a Elas. O oitavo depoimento, de uma série, é de Clesiane de Almeida Santos, servidora do DEMLURB (atualmente cedida ao TRE-Tribunal Regional Eleitoral)
“O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março. A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.
Analisando este fenômeno, temos que levar em conta um universo muito maior, pois há uma mudança de valores sociais nesse caso. A mulher deixou de ser apenas uma parte da família para se tornar a comandante dela em algumas situações. Por isso, esse ingresso no mercado é uma vitória. O processo é lento, mas sólido.
Mas, também foram avanços dos últimos 10 anos mostrando que há espaço para melhorar inclusive entre os que já estão mais à frente e incentivando os países a promover reformas e a evoluir com a participação da mulher no mercado de trabalho
A mulher entrou no mercado de trabalho e terminou acumulando as atividades fora de casa com as domésticas e familiares. A saída da mulher do lar não foi acompanhada por uma mudança na divisão por gênero do trabalho. Assim, elas ainda são as principais responsáveis pelas atividades domésticas. Também é apontado que políticas públicas devem facilitar o processo de conciliação entre o trabalho, vida pessoal e vida familiar, devendo existir melhorias no transporte público, maior acesso a creches, jornadas de trabalho flexíveis e uma maior divisão do trabalho doméstico.
Na força de Deus que nos move, em defesa da vida estamos aqui e celebramos as lutas, as conquistas e possibilidade de decidir com autonomia que as mulheres vêm alcançando ao longo dos anos. Que a Bênção de Deus nos acompanhe em nossas trajetórias, hoje e sempre”
LUTA PELA RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 190, que trata do “assédio no mundo do trabalho” é destacada como [...]
A quarta edição do Jogo Solidário, um evento que surgiu por iniciativa de integrantes [...]
O Fórum Nacional da Enfermagem está mobilizado pela rápida aprovação da PEC 19/2024, que [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!