No Mês da Mulher, o SINSERPU-JF vai dar, neste espaço, voz a Elas. O quinto depoimento, de uma série, é de Francesca Milagre Antônio, fiscal de posturas do município e vice-presidente do SINSERPU-JF.
“Quando me pediram pra escrever um texto sobre esse dia para dizer o que ele representa para mim, a primeira coisa que me veio à cabeça foi minha mãe. Acredito que minha primeira referência ao grande significado e entendimento da importância e empoderamento da mulher se iniciou nos meus nove anos de idade. Lá eu não tinha essa consciência, é claro, porque eu e meus irmãos só queríamos nossa mãe de volta em casa em tempo integral, mas por necessidade da vida ela se viu “obrigada” a ir à luta. Meu pai estava desempregado, quatro filhos pra criar, contas atrasadas, e no meio desse turbilhão que acomete (hoje vejo com total clareza) tantas famílias, minha mãe foi procurar emprego. Um dia ela chegou em casa e reuniu os filhos para nos contar que havia conseguido trabalho, mas queria saber se pra nós seria problema, pois o emprego era no colégio que estudávamos. Ela não queria nos envergonhar, pois seu trabalho seria de serviços gerais (faxina, cantineira, etc). Lembro que nenhum de nós se opôs. Acho, hoje, que foi pela sensação de que estaríamos perto dela, ainda que ali ela não pudesse ser nossa em tempo integral.
Minha mãe se desdobrou em trabalho no colégio e depois ia fazer salgados com uma amiga pra aumentar a renda da família. Muitas coisas aconteceram em toda a trajetória e que naquele momento eu não sabia: era empoderamento, jornada dupla, tripla, direitos da mulher! Mas hoje enxergo e sinto que minha mãe foi meu maior exemplo de que a mulher é auto-suficiente, capaz, poderosa, forte!
À minha mãe e meu pai, que foram os meus maiores ensinadores e incentivadores em reconhecer o poder da mulher, deixo meu agradecimento pelo ensinamento.
Deixo a todas as mulheres minha homenagem nesse dia dedicado a todas nós. E que a cada dia nosso espaço e nossos direitos sejam mais reconhecidos!”
LUTA PELA RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 190, que trata do “assédio no mundo do trabalho” é destacada como [...]
A quarta edição do Jogo Solidário, um evento que surgiu por iniciativa de integrantes [...]
O Fórum Nacional da Enfermagem está mobilizado pela rápida aprovação da PEC 19/2024, que [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!